quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pode ser um vírus de computador. Cuidado!

O que é um vírus de computador?
Vírus de computador são pequenos programas criados para se espalharem de um computador para outro e interferir na operação do computador.

O que pode acontecer?
Um vírus pode corromper ou apagar dados no seu computador, usar seu programa de email para se espalhar para outros computadores ou até mesmo apagar todo o seu disco rígido.

Como posso pegar um?
Os vírus são mais comumente espalhados por anexos em mensagens de email ou em mensagens instantâneas. É por isso que você nunca deve abrir anexos de email a menos que conheça o remetente ou esteja esperando por eles.
Os vírus podem ser disfarçados como anexos de imagens engraçadas, cartões de felicitações ou arquivos de áudio e vídeo.
Os vírus também se espalham através de downloads da Internet. Eles podem estar escondidos em softwares ilícitos ou em outros arquivos ou programas que você baixar.

Como posso evitar?
Para ajudar a evitar vírus, é essencial manter o computador atualizado com as atualizações mais recentes e ferramentas antivírus, manter-se informado sobre ameaças recentes e seguir algumas regras básicas durante a navegação pela Internet, o download de arquivos e a abertura de anexos.

Como saber se meu computador está infectado?
A melhor maneira de descobrir se um computador está infectado é através dos programas antivírus. É importante ressaltar que o antivírus e suas assinaturas devem estar sempre atualizados, caso contrário poderá não detectar os vírus mais recentes.

Que tipos existem?
Os mais conhecidos são os seguintes:

Vírus de Boot - Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a partição de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o computador é ligado e o sistema operacional é carregado.

Trojans ou cavalos de Tróia - Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou cavalos de Tróia.

Hijackers - São programas ou scripts que "sequestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivírus, por exemplo).

Estado Zumbi - O estado zumbi em um computador ocorre quando é infectado e está sendo controlado por terceiros. Podem usá-lo para disseminar, vírus, keyloggers, e procededimentos invasivos em geral. Usualmente esta situação ocorre pelo fato da máquina estar com seu Firewall e ou Sistema Operacional desatualizados. Segundo estudos na área, um computador que está na internet nessas condições tem quase 50% de chance de se tornar uma máquina zumbi, que dependendo de quem está controlando, quase sempre com fins criminosos, como acontece vez ou outra, quando crackers são presos por formar exércitos zumbis para roubar dinheiro das contas correntes e extorquir.

Vírus de Macro - Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus. Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduza", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.

Time Bomb - Os vírus do tipo "bomba de tempo" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectado um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o "Sexta-Feira 13" e o "Michelangelo".

Minhocas, worm ou vermes - Com o interesse de fazer um vírus se espalhar da forma mais abrangente possível, seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, seus autores visam tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet pelos e-mails que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.

E os Adware e Spyware o que são?
Adware (Advertising software) é um tipo de software especificamente projetado para apresentar propagandas, seja através de um browser, seja através de algum outro programa instalado em um computador. Em muitos casos, os adwares têm sido incorporados a softwares e serviços, constituindo uma forma legítima de patrocínio ou retorno financeiro para aqueles que desenvolvem software livre ou prestam serviços gratuitos. Um exemplo do uso legítimo de adwares pode ser observado no programa de troca instantânea de mensagens MSN Messenger.

Spyware, por sua vez, é o termo utilizado para se referir a uma grande categoria de software que tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Existem adwares que também são considerados um tipo de spyware, pois são projetados para monitorar os hábitos do usuário durante a navegação na Internet, direcionando as propagandas que serão apresentadas.
Os spywares, assim como os adwares, podem ser utilizados de forma legítima, mas, na maioria das vezes, são utilizados de forma dissimulada, não autorizada e maliciosa.

O que é um Antivírus?
Os antivírus são programas que procuram detectar e, então, anular ou remover os vírus de computador. Atualmente, novas funcionalidades têm sido adicionadas aos programas antivírus, de modo que alguns procuram detectar e remover cavalos de tróia, barrar programas hostis e verificar e-mails.

Como funciona o antivírus no computador?
O antivírus monitora automaticamente todos os arquivos que são abertos no PC. O código de computador que compõe cada um deles é comparado com a coleção de vacinas, que nada mais é do que um acervo com pedaços do código dos vírus. Se um arquivo conter trechos similares aos de um vírus, está contaminado. O antivírus tenta restaurar o arquivo original.

Para ajudar nos nossos estudos vamos assistir a um vídeo sobre o assunto!


Você pode aprender mais visitando estes endereços na internet:

Fonte:
http://www.rjhost.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vírus_de_computador
http://cartilha.cert.br/malware/

Nenhum comentário:

Postar um comentário