quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Gerenciando arquivos


O que é, afinal, um arquivo de dados? Imagine o seu computador como um grande gaveteiro. As gavetas principais contêm pastas que, por sua vez, contêm as folhas de papel com as informações. Estes são os arquivos à moda antiga. Mas a lógica de organização de arquivos no computador guarda uma diferença essencial: as pastas dos micros podem conter outras pastas!

Os arquivos podem ser classificados mediante a sua colocação em diferentes pastas e as próprias pastas podem ser classificadas do mesmo modo. Dessa forma, pastas podem conter arquivos, junto com outras pastas, que podem conter mais arquivos e mais pastas, e assim por diante.
Mas onde termina (ou começa) isso tudo?

Há pastas que não estão contidas em outras pastas e sim no que chamamos de diretório-raiz. Esse diretório representa um disco do computador que pode estar visível, como um Pen Drive, ou um CD-ROM  nele embutido, como um HD (hard-disk – disco rígido, fixo no computador), no qual normalmente ficam armazenados o sistema operacional e os programas (softwares) instalados.


Como podemos ver na tela acima, temos o diretório-raiz, designado como “Disco Local C:” as pastas e/ou no caso do Windows 7 temos as bibliotecas, como “Documentos” e “Sites”. Note como a estrutura de pastas permite, por exemplo, que a pasta “Sites” contenha inúmeras outras pastas e, dentro destas, podemos também ter outras tantas, quanto for a nossa necessidade.

Estando a pasta ou biblioteca “Sites” selecionada, como na figura acima, você pode ver o seu conteúdo do lado direito: ela contém mais pastas. Desta forma podemos ver então como ficam organizados os arquivos dentro de um computador. Vale ressaltar que no Linux é muito semelhante esta organização.

Para ajudar na nossa aprendizagem, vamos agora assistir dois vídeo que explicam como podemos criar pastas no Linux Educacional.

Criando uma pasta no Linux educacional


Salvando arquivos e Renomeando-o no linux educacional 3.0 



Fonte: 
- Cadernos Eletrônicos 6 - Gerenciamento e organização de arquivos. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2860735/6Gerenciamento-e-organizacao-de-arquivos
- http://linuxeducacional.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário