Como a Internet funciona?



WEBQUEST


INTRODUÇÃO

Muita gente não tem a menor noção de como a internet funciona. Como é que um site hospedado em um servidor na Europa pode chegar até os nossos computadores em questões de segundos? Como isso funciona? Quais os caminhos usados? Essas e outras questões serão vistas a seguir.





TAREFAS

A estrutura é basicamente a mesma sempre, um computador isolado ou uma rede de computadores se conectam na rede de um provedor de acesso (seja ele discado ou banda larga) e a rede do provedor de acesso se conecta a um dos backbones disponíveis no país. Mas o que são Backbones? Na Internet, pesquise essa estrutura de conexão e qual  a principal função dos backbones.



PROCESSO


Pesquisar na Internet diversos fatores responsáveis para se estabelecer a conexão com a internet, 1º - como ela funciona?, 2º - Para que serve os backbones?, 3º - Onde eles existem? 4º - Produzir uma maquete para apresentar. 5º - grupos de 3 alunos.


Onde pesquisar:  
Blog Conected Minos
Google





AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados em todo processo
1º pesquisa na Internet: 5 pontos
O texto deve apresentar linguagem clara, objetiva sem erros gramaticais e assunto específico;
2º Confecção de uma maquete: 5 pontos






CONCLUSÕES

Nessa atividade conheceremos como funciona a navegação na internet, desde o momento em que você se conecta na rede até o momento em que um site é exibido no seu monitor.

Informações extras:

Existem programas que traçam a rota de um pacote de dados desde a sua máquina até um endereço de IP ou um site. Esses programas são conhecidos como “Tracerouters” Existem programas que exibem até um mapa do mundo indicando cada cidade onde seu pacote de dados esteve. Pesquise por “visual traceroute” no Google e descubra mais.

Bom estudo a todos! 

Adaptado de http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=12013&id_pagina=5