segunda-feira, 4 de abril de 2011

O teclado do computador

Teclado QWERTY

O teclado de computador possibilita a entrada manual de:

dados: por meio de textos, tabelas de números e listas e de

comandos: pode-se acessar pastas e executar aplicações com a ajuda de atalhos do teclado, a fim de aumentar a produtividade e reduzir o cansaço causado pelo manejo excessivo do mouse.

Baseia-se em um modelo feito para as antigas máquinas de escrever e é composto por um arranjo de botões chamados teclas.

Cada tecla possui um ou mais caracteres gravados em sua face superior, sendo que cerca de 50% das teclas produzem letras, números ou sinais (denominados caracteres).

Essas teclas são ligadas a um chip que converte a seqüência de impulsos elétricos em sinais digitais e transfere os dados para a memória. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless, por exemplo, o Bluetooth e o infra-vermelho ou a cabo (DIN nos antigos, PS/2 ou USB ).

O número de teclas em um teclado varia, em geral, entre 101 a 104 teclas, mas existem alguns com até 130 teclas, com muitas programáveis. Mas há variantes compactas com menos que 90 teclas, especialmente em laptops ou em computadores de mesa com tamanhos espaciais.

Teclado QWERTY

Há modelos diferentes com variedade de arranjo de símbolos nas teclas.

Isso acontece porque diferentes pessoas /profissões precisam de um acesso fácil a símbolos diferentes, seja porque estão escrevendo em idiomas diferentes ou porque usam teclado especializados para matemática, contabilidade, música, e programas de computação.

Os arranjos mais comuns de teclas em países Ocidentais, tanto em computadores como em máquinas de escrever, são  baseados no plano QWERTY (incluindo variantes relacionadas, como o plano de AZERTY francês).

Teclado AZERTY

Teclado DVORAK

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-tecl.htm

2 comentários: