segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Definindo o Trabalho de Conclusão


Já estou direcionando meu trabalho de conclusão.
Acredito que de agora em diante preciso me didicar mais as leituras para poder fundamenta-lo bem. Segue ai algumas das definições.

Tema: Conteúdos Educacionais Digitais

Pergunta de partida: Qual a influência dos jogos de lógica computadorizados para a construção do conhecimento?

Tipo de trabalho: B - Saber mais sistematicamente sobre o que se tem escrito sobre o tema escolhido para o trabalho.
Justificativa
Apesar de já ter desenvolvido pesquisa-ação no meu ambiente de trabalho e também achar que seria o melhor para o desenvolvimento do meu projeto, penso em realizar um trabalho enfocando o estado da arte, por entender que demandaria muito tempo para chegar a um resultado a primeira opção.
Para entender melhor gostaria de investigar a aquisição da leitura e da escrita em crianças com a utilização de jogos de lógica, mas, como demanda muito tempo de pesquisa e investigação este tipo de trabalho, pretendo deixá-lo para uma próxima etapa. Neste momento irei procurar entender melhor isto através de uma revisão bibliográfica, a partir de uma pergunta mais ampla (Qual a influência dos jogos de lógica computadorizados para a construção do conhecimento?) e depois focar na minha real dúvida.
O que posso perceber no laboratório da escola em que atuo é que as crianças ainda não alfabetizadas ao utilizarem o computador na utilização de jogos de lógica, conseguem desenvolvê-los de forma mais satisfatória e rápida do que as crianças que já estão alfabetizadas ou em uma fase mais avançada do que os seus pares que ainda não alcançaram esta etapa de desenvolvimento. O mesmo acontece com crianças de séries inferiores, ou seja, alunos de uma série mais avançada têm mais dificuldades de resolver determinados desafios lógicos do que alunos de uma série inferior.
Está é a dúvida que pretendo estudar durante o trabalho de conclusão do curso. Procurar entender se estes jogos colaboram para o desenvolvimento destes alunos ou se somente constituem um passatempo. Entender qual a real contribuição dos mesmos em relação à formação destes sujeitos, podendo posteriormente aplicá-los de forma a contribuir mais especificamente a determinadas dificuldades apresentadas em sala de aula.

Referências bibliográficas
Gardner, Howard. Estruturas de mente – A teoria das inteligências múltiplas. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre - RS, 1994. Artes Médicas Sul.
ANTUNES, Celso. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis, RJ 2002. Vozes.
Pinheiro, Cristiano Max Pereira - Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação. Porto Alegre - RS, 2007. 201 f. – Tese de doutorado.
Silva, Fádio de Melo - Concepção e realização de um modelo computacional de jogos interativos no contexto da aprendizagem colaborativa. Maceió - CE, 2008. 111 f. – Dissertação de mestrado.
Moratori, Patrick Barbosa - Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Rio de janeiro – RJ, 2003. 33 f. Trabalho de conclusão de disciplina no mestrado.
Prieto, Lilian Medianeira. Trevisan, Maria do Carmo Barbosa. Danesi, Maria Isabel. Falkembach, Gilse A. Morgental. Uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries iniciais. Revista Novas Tecnologias na Educação V.3 Nº 1, Maio, 2005. CINTED-UFRGS
Amate, Flavio Cezar. Oliveira, Heloisa Amaral Dias de. Slaets, Annie France Frère. Jogos computadorizados para aquisição da linguagem escrita na educação especial. Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2003.
Amate, Flávio Cezar. Desenvolvimento de jogos computadorizados para auxiliar a aquisição da base alfabética das crianças. São Carlos- SP, 2007 – Tese de Doutorado.
Hoff, Mirian Schifferli. Pensamento dialético e possíveis em um jogo computadorizado. Campinas – SP, 2001. Tese de doutorado.

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