Programando a Sustentabilidade foi o nome dado a um projeto desenvolvido pelos alunos do 2º ano da EMEF Guilherme Hildebrand sobre a supervisão dos professores Luiz Elcides e Marlene Beskow. Buscando desenvolver de forma lúdica e prazerosa o raciocínio lógico através da programação e da discussão sobre a necessidade de preservar as tartarugas, foram promovidas situações para que a crianças pudessem expor suas ideias. A tartaruga “entrou no assunto” pelo fato de ser o símbolo da linguagem de programação escolhida, a linguagem LOGO.
Os objetivos do nosso trabalho além do desenvolvimento do raciocínio lógico através da programação e da necessidade de preservação das tartarugas, também foram: desenvolver a linguagem oral, valorizando as ideias e opiniões; refletir sobre suas hipóteses e seus registros; promover momentos de integração do grupo; e promover práticas de linguagem escrita e estruturada.
Para a concretização do trabalho, num primeiro momento desenvolvemos material concreto onde os comandos que seriam utilizados nas aulas pudessem ficar claro aos alunos. Este material foi construído através de cartas, conforme imagem abaixo.
Depois criadas as cartas, passamos a executar os comandos de direção (para frente, para trás, para a esquerda, para a direita) em esquema feito no chão da sala e anotamos em uma folha de papel para que então as crianças percebessem a estruturação da escrita. Também nas aulas de educação física foram executados comandos de direção.
No computador, com o LOGO (Kturtle) passamos a utilizar os comandos feitos no chão, simulando um traçado pré-determinado. Depois desta etapa, foi dado um desafio aos alunos para criarem um quadrado e um retângulo. Como no primeiro momento, primeiro foi feito no chão da sala e depois no computador. A maioria dos alunos conseguiu resolver o problema.
Buscando dificultar um pouco mais e também desenvolver um raciocínio mais apurado dos alunos, analisamos os passos de criação do quadrado e do retângulo. Nesta etapa do projeto os alunos perceberam que muitos comandos se repetiam para a criação dos mesmos e assim, passamos a utilizar o comando de repetição para criar as figuras.
As primeiras hipóteses levantadas pelos alunos no inicio do projeto, foram consideradas produções de grande valor, porque de alguma forma seus esforços refletiram positivamente no processo de construção de conhecimento. Observou-se que os alunos constroem seus sistemas interpretativos, ou seja, pensam em diferentes hipóteses para construir seus conhecimentos.
Através do desenvolvimento deste projeto, concluiu-se que foi atingido o objetivo, pois de uma forma lúdica e prazerosa foi sendo construído o raciocínio lógico através da programação, onde os educandos foram os personagens principais no êxito do projeto, uma vez que cada aluno foi o protagonista de sua própria construção.
Neste sentido, o desenvolvimento deste projeto foi sem dúvida algo mágico, encantador e surpreendente, o que tornou gratificante o nosso trabalho como educador.
REFERÊNCIAS
A história da Tartaruguinha - http://www.youtube.com/watch?v=ZBJ7ba5wdr0
Documentação Kturtle - http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdeedu/kturtle/index.html
Linguagem LOGO - http://pt.wikipedia.org/wiki/Logo
Projeto Tamar - http://www.tamar.org.br/
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirÉ sempre bom vermos a linguagem Logo fazer parte dos trabalhos escolares.
Professora Ivone Brandt
http://escadinhadosaber.blogspot.com.br/