quarta-feira, 2 de março de 2011

Evolução dos Sistemas Operacionais



Desde a criação dos primeiros sistemas operacionais até os atuais, muita coisa mudou, porém as idéias centrais deles continuam as mesmas.

As idéias centrais dos S.Os são duas, a visão top-down e a visão bottom-up, ambas com a mesma importância.

Na visão top-down o sistema operacional age como uma espécie de "camada" que fica entre o hardware e o usuário, possibilitando a ele formas mais amigáveis de interagir com o computador, como por exemplo os sistemas de janelas vistos em todos os sistemas operacionais modernos.

Já na visão bottom-up, o sistema operacional faz todo o gerenciamento de hardware do computador, como o controle da alocação de memória utilizada pelos softwares do usuário, o controle dos dispositivos de entrada e saída de dados (mouse, teclado, impressoras...) e o gerenciamento do hd.

Linha evolutiva
Atualmente os sistemas operacionais permitem aos usuários abrirem vários programas ao mesmo tempo, muito provavelmente além do seu navegador onde você está lendo esse artigo agora, você deve também estar escutando música em algum player (winamp, xmms, windows media player...), conversando em um mensageiro como o MSN e o Gaim, ou gravando um CD...Enfim, geralmente todos nós fazemos várias coisas ao mesmo tempo no PC. Sabia que nos primeiros S.Os isso não era possível?

Os primeiros S.Os trabalhavam de forma que um segundo programa só poderia ser aberto (processado) após o término da execução do primeiro. Os programas eram processados em lotes (batch), eles eram gravados em fita e executados um após o término do outro até o final da fita.

Só foi possível o processamento de vários softwares "simultaneamente", como estamos acostumados atualmente, após o surgimento das técnicas de multiprogramação e compartilhamento de tempo (timeshare).

Na verdade os programas só são processados simultaneamente em máquinas com processadores dualcore (dois núcleos) ou superiores, pois nas máquinas de processadores de um núcleo, os programas são processados alternadamente em curtos espaços de tempo(quantum), com cada um ocupando o processador por vez, porém isso acontece de forma tão rápida que passa a impressão de processamento simultâneo.

Esse processamento alternado e em curtos espaços de tempo são exatamente as técnicas de multiprogramação e compartilhamento de tempo que proporcionam. A dificuldade maior de implementar essas técnicas no passado era a falta de confiabilidade dos mecanismos de segurança de memória dos S.Os. Eles não faziam de forma eficiente a divisão da memória RAM, com isso a região de memória ocupada por um programa poderia ser facilmente invadida por outro programa, causando assim uma série de erros.

Conclusão
A tendência dos sistemas operacionais é evoluir para tornar possível a utilização dos computadores por usuários cada vez mais leigos em computação. Enquanto no passado para usar um computador o usuário precisava saber a fundo a arquitetura do hardware para poder interagir diretamente com ele ou ter noções de programação para trabalhar em consoles (shell), atualmente basta saber ler e acompanhar as instruções para que o resto fique a cargo do S.O e o computador funcione perfeitamente.

Transcrito de: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-Evolucao-dos-Sistemas-Operacionais/

10 comentários:

  1. Achei este artigo muito interessante porque ele retrata bem a evolução da maquina e do sistema operacional. Nos dias de hoje a tecnologia esta caminhando a passos largos sempre procurando simplificar, pois, não precisa ser um expert para se virar em desktop.
    Hoje em dia o sistema operacional se encarrega de muitas tarefas que no passado nem se era capaz de executar. O que sem duvida nos impressiona é a praticidade que ele nos oferece.
    Jefferson Costa Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. *Realmente com o passar do tempo tudo mudou, a tecnologia foi avançando e isso torna cada vez mais fácil para o ser humano operar as maquinas. Os softwares foram avançando, e isso contribuiu muito pra o crescimento da tecnologia na área da informatica.*
    Rochele Pires

    ResponderExcluir
  3. Nos dias atuais essa evolução que se deu no ramo de informatica foi muito benefica...
    A chegada de processadores mais rapidos e com mais tecnologia e com uma resposta imediata ira modificar muita coisa, pois multiprocessos poderão ser executados no mesmo instante.
    Invés de esperar que um processo
    calcule todo o buffer para outro processo desenhar, é possível
    desenhar/consumir gradualmente enquanto outro processo calcula/produz.
    Kleber Eduardo Grutzmann

    ResponderExcluir
  4. Essa é a magia da informatica, uma evolução constante tanto em hardware quanto em software.
    fico tentando imaginar o que vem por ae? Com o ubuntu lançando novas verções a cada 6 meses que cada vez em com mais recursos. Bill Gates pronto pra lancer o Windows 8 e deve trazer grandes novidades ou com a Apple que conserteza não ficará atraz. Em pouco tempo amigos veremos novas formas de processamento aparecendo cada vez mais rapidas e dinamicas.

    ResponderExcluir
  5. A evolução dos computadores é algo fascinante, sempre a algo novo, como por exemplo os processadores i7 da intel onde os programas são processados simultaneamente sem o uso do compartilhamento de tempo. O ipad2, a nova criação da apple que inicialmente é o maior sucesso é mais uma prova que ainda evoluiremos muito, e toda essa tecnologia só ira melhorar cada vez mais a nossa vida. Maike Nunes.

    ResponderExcluir
  6. A evolução do Sistema Operacional está cada vez mais interessante, pois podemos fazer de tudo ao mesmo tempo como, por exemplo: MSN, Word, Windows Media Player e assim se vai, antes era um de cada vez. Quanto tempo levaria?
    E as tendências são de muito mais evolução tornando o computador uma maquina incrível mais do que já é.

    ResponderExcluir
  7. com a microsoft e a aplle
    competindo pela pela tecnologia, ela com pouco tempo se tranformou no que é hoje, e com a tecnologia de hoje somos copases de transformar e ampliar nosos conhecimemtos pq como é sitado, qualquer pessoa com pouco conhecimento, que tenha uma noção de informatica pod usufluir do modo de produzir e refletir conhecimento com maquinas poderosas que a pouco tenpo so tinham tela preta e seu operador tinha que ser técnico para operala

    ResponderExcluir
  8. A tecnologia evoluiu muito durante esses anos que passaram, antes poderia baixar um programa de cada vez agora podemos baixar vários programas direto, e os processadores evoluiram muito também é por causa deles que fazemos muita coisa nos computadores, é eles q definem como estão os programas. Alexandre Hinterholz

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia se pararmos para pensar no que virá pela frente ficaremos loucos só de imaginar, com tecnologias a cada segundo mudando, os SOs estão cada dia melhores.
    No inicio dos SOs, só era possivel fazer uma coisa de cada vez, hoje fizemos diversas coisas ao mesmo tempo, com certeza isso foi uma das melhores coisas que melhoraram nos SOs, mas tudo isso graças as novas tecnicas de multiprogramações e aos novos superprocessadores.
    E como sabemos que a tecnologia não para, logo logo vira SOs melhores e melhores ainda, que só faltarão falar. xD
    Erick

    ResponderExcluir
  10. Como a tecnologia vem evoluindo constantemente, é normal que os computadores venham a se tornar mais rapidos e eficientes, e, juntamente com o S.O. que é fundamenteal para uma melhor interação ente ambos, o computador se transforma em um grande aliado do homem, tornando suas tarefas mais rapidas e eficinetes. Igor Dettenborn.

    ResponderExcluir