terça-feira, 10 de agosto de 2010

A contribuição das novas tecnologias na construção do conhecimento

As novas tecnologias de interação e comunicação, cada vez mais estão presentes nas nossas escolas. Os investimentos dos governos apesar de tímidos em certos casos têm sido satisfatório no que diz respeito a instalação de laboratórios na zona urbana, quanto na formação de profissionais para tirarem um maior proveito destas ferramentas. A escola está percebendo a necessidade de se modernizar e mudar alguns conceitos e metodologias. Não é mais possível encontrarmos educadores a mercê deste assunto.
Hoje quando se fala em educação, muitos professores relatam os problemas que ocorrem dentro de suas escolas. Podemos perceber que o tema motivação esta presente. Cabe ao educador identificar o fator que está causando isto, e tentar modificar o quadro, tentando de alguma forma motivar o aluno a querer aprender cada vez mais. Mas como alcançar este objetivo? Com o advento da informática nas escolas, é fácil perceber que os laboratórios de informática ainda são locais onde se consegue desenvolver trabalhos diferenciados e que na maioria das vezes acabam motivando os alunos.
Por outro lado, a tecnologia não consegue motivar o aluno de forma isolada. O profissional da educação é peça chave neste contexto. Dependendo do tipo de trabalho desenvolvido, no caso de uma mera reprodução do que se faz na sala de aula convencional o objetivo não é alcançado. Conforme coloca, NEVES, 2010, no artigo ”Quais são as fontes de motivação?”, o meio – no caso a tecnologia junto com o tema desenvolvido - devem produzir a motivação para o aluno. Com a ajuda das tecnologias que podem não ser somente a informática e sim o rádio, a TV, o DVD, entre outros.
Alcançada motivação, o trabalho fica mais fácil junto aos alunos. A construção do conhecimento é facilitada quando o aluno está motivado. Outro favor importante neste processo é o significado do trabalho desenvolvido. Quando um determinado assunto é estudado e o professor consegue passar ao aluno a utilidade daquele tema para a sua formação a aceitação é mais fácil.
As tecnologias têm contribuído também para a experimentação de novas formas de ensinar e aprender. O uso de imagens, vídeos e a internet, facilitam a compreensão dos alunos nos diversos temas estudados na escola. As contribuições destas ferramentas são muito importantes. Tenho realizado diversos trabalhos principalmente com a produção de vídeos, e a participação dos alunos tem sido muito satisfatória. Alunos que muitas vezes são rotulados na sala de aula, como “problemas” apresentam resultados significantes nos projetos que utilizamos a produção audiovisual.
O que podemos afirmar é que as tecnologias hoje disponíveis nas escolas se forem bem utilizadas por profissionais capacitados para seu uso, podem acrescentar muito no processo de construção do conhecimento. Desta forma favorecem a formação de alunos com novas possibilidades e visões de mundo.
Por outro lado, pensando agora no aluno e não na parcela que o profissional da educação pode dar ao processo de formação destes, podemos afirmar que com o advento destas tecnologias disponíveis hoje, é fácil percebermos mudanças significativas, na maneira como as crianças passam a fazer parte desta história e também a contribuição das tecnologias. Muitas vezes percebemos crianças e adolescentes, pesquisando na Internet, ouvindo música, assistindo vídeos no You Tube, e falando com pessoas nos talks e mensageiros, tudo isto ao mesmo tempo. A capacidade que estas crianças têm de “particionar o cérebro” e conseguirem compreender e participar de tudo isto, é um exemplo das mudanças que as tecnologias estão proporcionando nas formas de ensinar e aprender.
Muitos de nós adultos, nascidos na era “pré novas tecnologias”, não possuímos esta capacidade. Precisamos fazer uma coisa a cada momento. E quem está dentro das salas de aula destes alunos? Nós, que temos que aprender a lidar com esta capacidade, para não ficarmos a mercê deste tempo. Precisamos passar a compreender tudo isto e acredito que trabalharmos com nossos alunos deste modo. Esta é a vez deles, a era da comunicação instantânea, a era tecnológica.
Temos que passar a interagir com nossos alunos, através dos meios que eles estão acostumados a se comunicarem. Porque não utilizar as redes sociais nas salas de aula, os sites de vídeos, as web rádios entre outras? Assim provavelmente teremos melhores resultados, alunos empenhados e motivados para construírem novos conhecimentos da maneira deles.
Acredito que tudo isto, nos faz a pensar em novas formas de ensinar e aprender, processo este, que hoje devemos fazer de acordo com as necessidades e possibilidades que nosso público nos oferece. Precisamos e precisaremos quebrar muitos paradigmas para alcançarmos o perfil deste profissional que a escola está exigindo. Profissional este que tem que tomar decisões, ser criativo, ser sensível, flexível, proporcionar o trabalho em grupo e produzir conhecimento, entre outros. Este é o trabalho e o desafio do professor para estes tempos.
REFERÊNCIAS:
NEVES, Maria Aparecida Mamede. Quais são as fontes de motivação? Curso de Especialização Tecnologias em Educação – Disciplina Concepções de Aprendizagem. Rio de Janeiro-RJ. PUC-RJ, 2009.

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