quarta-feira, 20 de abril de 2011

Portfólio e Webfólio



O que é um portfólio?

É um instrumento...

  • De identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor;
  • Que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina.


Qual o objetivo de um portfólio?

Ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva. Através dos portfólios, o professor instaura o diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois os alunos devem sempre estar em seus portfólios documentando suas aprendizagens.

Quais as vantagens do portfólio?

Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo com o professor;

Possibilidade dos acadêmicos, de cursos de Licenciaturas, futuros professores, vivenciarem esta prática para que nas escolas em que atuarão possam compreender e propor práticas avaliativas mais dinâmicas e voltadas para uma abordagem formativa;

Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou;

Fornecimento de retro informação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio;

Os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos;

Os alunos melhoram sua habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados;

Os alunos aprendem a revisar seus trabalhos de maneira organizada;

Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizações;

Os alunos aprendem a tomar posse do seu aprendizado, ao envolverem-se ativamente na elaboração de seus portfólios pessoais.

O que é um webfólio?

Um webfólio é um portfólio de forma eletrônica. Normalmente utilizado por estudantes e empresas para catalogarem suas produções acrescentando seus pontos de vista, suas aprendizagens e críticas. Geralmente se faz uma reflexão sobre o que está escrito, podendo acrescentar links que facilitem o entendimento. Ele é muito semelhante a um site, onde se pode visualizar os trabalhos e os links do estudante.

Uma das vantagens do webfólio é o acompanhamento permanente dos trabalhos em qualquer lugar que se tenha acesso a um computador, e na possibilidade de mais gente poderem ver e opinar sobre o trabalho.

O webfólio é um instrumento de avaliação que oferece condições para o aluno revelar habilidades e competências que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Durante o trabalho de construção de seu webfólio, ele torna-se agente efetivo do seu processo de aprendizagem. Para o professor, o webfolio apresenta-se como um recurso oferecido pela tecnologia para observação de percursos em constante revisão e avaliação.

Referência:
ALTHAUS, M. T. M. Portfólio. Disponível em <www.uepg.br/uepg_departamentos/.../Roteiro%20portfólio.pdf>. Acessado em: 20 abr 2011.
BERTOCCHI, S. Webfólio: o portfólio da era digital. Disponível em: <http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-e-tecnologia/18/webfolio-o-portfolio-da-era-digital.html>. Acessado em: 20 abr 2011.
BOTH, I. Avaliação-ensino. Curso Normal Superior por Mídias Interativas. UEPG. 2000.
GRACE, C., SHORES, E. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VITÓRI, S. O Portfólio como Instrumento de Avaliação na Organização do Trabalho Pedagógico.Bertocchi, Sônia. Webfólio: o portfólio da era digital.

Blog

Você sabe o que é um blog?

Provavelmente sim. Mas para ajudar na sua aprendizagem assista ao vídeo abaixo e veja as possibilidades oferecidas por um blog.

O que é um blog

Gostou? Quer aprender a criar um? No próximo vídeo, você aprenderá a fazer o seu. Boas postagens!

Como Criar um blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O teclado do computador

Teclado QWERTY

O teclado de computador possibilita a entrada manual de:

dados: por meio de textos, tabelas de números e listas e de

comandos: pode-se acessar pastas e executar aplicações com a ajuda de atalhos do teclado, a fim de aumentar a produtividade e reduzir o cansaço causado pelo manejo excessivo do mouse.

Baseia-se em um modelo feito para as antigas máquinas de escrever e é composto por um arranjo de botões chamados teclas.

Cada tecla possui um ou mais caracteres gravados em sua face superior, sendo que cerca de 50% das teclas produzem letras, números ou sinais (denominados caracteres).

Essas teclas são ligadas a um chip que converte a seqüência de impulsos elétricos em sinais digitais e transfere os dados para a memória. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless, por exemplo, o Bluetooth e o infra-vermelho ou a cabo (DIN nos antigos, PS/2 ou USB ).

O número de teclas em um teclado varia, em geral, entre 101 a 104 teclas, mas existem alguns com até 130 teclas, com muitas programáveis. Mas há variantes compactas com menos que 90 teclas, especialmente em laptops ou em computadores de mesa com tamanhos espaciais.

Teclado QWERTY

Há modelos diferentes com variedade de arranjo de símbolos nas teclas.

Isso acontece porque diferentes pessoas /profissões precisam de um acesso fácil a símbolos diferentes, seja porque estão escrevendo em idiomas diferentes ou porque usam teclado especializados para matemática, contabilidade, música, e programas de computação.

Os arranjos mais comuns de teclas em países Ocidentais, tanto em computadores como em máquinas de escrever, são  baseados no plano QWERTY (incluindo variantes relacionadas, como o plano de AZERTY francês).

Teclado AZERTY

Teclado DVORAK

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-tecl.htm