quarta-feira, 20 de abril de 2011

Portfólio e Webfólio



O que é um portfólio?

É um instrumento...

  • De identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor;
  • Que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina.


Qual o objetivo de um portfólio?

Ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva. Através dos portfólios, o professor instaura o diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois os alunos devem sempre estar em seus portfólios documentando suas aprendizagens.

Quais as vantagens do portfólio?

Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo com o professor;

Possibilidade dos acadêmicos, de cursos de Licenciaturas, futuros professores, vivenciarem esta prática para que nas escolas em que atuarão possam compreender e propor práticas avaliativas mais dinâmicas e voltadas para uma abordagem formativa;

Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou;

Fornecimento de retro informação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio;

Os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos;

Os alunos melhoram sua habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados;

Os alunos aprendem a revisar seus trabalhos de maneira organizada;

Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizações;

Os alunos aprendem a tomar posse do seu aprendizado, ao envolverem-se ativamente na elaboração de seus portfólios pessoais.

O que é um webfólio?

Um webfólio é um portfólio de forma eletrônica. Normalmente utilizado por estudantes e empresas para catalogarem suas produções acrescentando seus pontos de vista, suas aprendizagens e críticas. Geralmente se faz uma reflexão sobre o que está escrito, podendo acrescentar links que facilitem o entendimento. Ele é muito semelhante a um site, onde se pode visualizar os trabalhos e os links do estudante.

Uma das vantagens do webfólio é o acompanhamento permanente dos trabalhos em qualquer lugar que se tenha acesso a um computador, e na possibilidade de mais gente poderem ver e opinar sobre o trabalho.

O webfólio é um instrumento de avaliação que oferece condições para o aluno revelar habilidades e competências que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Durante o trabalho de construção de seu webfólio, ele torna-se agente efetivo do seu processo de aprendizagem. Para o professor, o webfolio apresenta-se como um recurso oferecido pela tecnologia para observação de percursos em constante revisão e avaliação.

Referência:
ALTHAUS, M. T. M. Portfólio. Disponível em <www.uepg.br/uepg_departamentos/.../Roteiro%20portfólio.pdf>. Acessado em: 20 abr 2011.
BERTOCCHI, S. Webfólio: o portfólio da era digital. Disponível em: <http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-e-tecnologia/18/webfolio-o-portfolio-da-era-digital.html>. Acessado em: 20 abr 2011.
BOTH, I. Avaliação-ensino. Curso Normal Superior por Mídias Interativas. UEPG. 2000.
GRACE, C., SHORES, E. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VITÓRI, S. O Portfólio como Instrumento de Avaliação na Organização do Trabalho Pedagógico.Bertocchi, Sônia. Webfólio: o portfólio da era digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário